quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O MUNDO DO HIP HOP


O Mundo do Hip Hop (Márcio Ricardo)

O hip-hop surgiu no gueto do Bronx, na década de 70, na cidade de Nova Iorque. Tudo porque com os avanços tecnológicos, várias fábricas da região entraram em falência, indústrias que empregavam milhares de pessoas e para ocupar os empregos que surgiam era preciso mão de obra especializada. O que é claro, os moradores do Bronx não tinha, e para piorar a situação as empresas que não fecharam suas portas, reduziram o quadro de funcionários, provocando uma onda de desemprego. Como sempre a corda arrebenta do lado mais fraco, negros, Hispânicos por não se enquadrarem neste novo formato de mercado, sem duvida nenhuma foram os mais afetados com a onda de demissão, provocada pela introdução destas tecnologias nas indústrias. Em contra partida o governo americano, cortou os recursos financeiros para fins sociais.
CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES PARA VER TUDO?


Começou aqui uma mudança no cenário do Bronx. As grandes construtoras compravam as casas dos moradores do local para a construção de condomínios de luxo, até uma rodovia foi construída em cima das casas, Cross-Bronx-Expressway , via expressa que separou ao meio a área com um grande número de operários do Bronx. Com a rodovia pronta e sem um plano de desocupação, o resultado foi desastroso, houve um aumento exagerado nas áreas mais periféricas do Bronx. Com tanta desigualdade rapidamente isto propiciou a formação das gangues, que começaram a dominar estas periferias, com roubos, batalhas por territórios, verdadeiras guerras. E foi exatamente neste ambiente que começou a surgir um movimento que mudaria a realidade dessa população jovem, o que afetaria também a vida de todos os moradores do Bronx.

Se colocando contra roubos, tráficos, drogas, violência, à miséria. Os jovens começaram a promover festas em plena rua com a participação das comunidades. Valiam todos os tipos de manifestação cultural, para dar um animo a mais começou a realizar competições de danças, com isso os jovens começaram a desenvolver novas técnicas para superar os seus adversários, além da dança as disputas no grafite , e os DJ que davam ritmo a festa. Com seus sons potentes, misturavam as músicas, e faziam mixagem usando as batidas de várias bandas da época. Com a realização destas competições, os jovens tiveram sua auto-estima elevada e se sentiram parte de algo realmente especial, o hip hop passou a nortear o pensamento,
a vida, e mais do que isto transformou um grupo social.

Podemos subdividir o hip hop em quatro elementos principais:

Os MC são o que nos conhecemos, como vocalista, que canta as letras das músicas, na verdade é bem mais do que isso, os MCs passam uma história de vida dessas populações, os seus sofrimentos e angustias, e dá ritmo as festas, eles ditam as regras e fazem a marcação para a participação dos jovens que curtem este estilo de vida.

Os DJ , ele é o responsável pela batida, o som, sua variação com os discos fazem a diferença de estilo de todos os DJ, a busca pela batida certa e os concursos para os melhores, trouxe uma evolução nas músicas apresentadas, durante as competições, nas discotecas de hoje a figura dos DJs é bastante comum, independente doas músicas tocadas nas danceterias.

Grafite, os grafiteiros dão o visual do hip hop, com suas pinturas em muros, que representam uma assinatura, de determinados grupos dentro do hip hop, também disputam para conhecer os melhores na arte de pintar, a mão livre.

Breack é basicamente a dança, uma forma de expressão do movimento hip hop, que exatamente diferencia dos outros estilos musicais, com passes e movimentos que desafiam a gravidade, a cada dia os campeonatos mundiais, mostram que, os dançarinos de hip hop, estão sempre buscando, trazer para as pistas o que ainda não foi tentado.

Este movimento jovem está presente em todo o mundo, atinge todas as camadas da sociedade, indistintamente, sem levar em conta a que classe social pertence seus integrantes, é claro que ainda á predominância das classes mais pobres. Um quinto elemento também pode ser acrescentado aos apresentados anteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário