segunda-feira, 30 de julho de 2012

FINAL DO INTER-CLASSE

Nesta quarta dia 8 de agosto, acontece a final do FUTSAL masculino entre turnos, serão dois jogos o primeiro pela manhã, as 10 horas e no mesmo dia a tarde as 16 horas. Será campeão a melhor equipe nos dois jogos, em caso de uma vitória de cada equipe o desempate vai para o saldo de gols, se persistir o empate, teremos prorrogação na segunda partida e pênalti, As equipes deverão estar devidamente uniformizadas.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

LÚPUS



LÚPUS ERITEMATOSO
Apesar de muitos homens serem afetados pelo Lúpus, ele costuma ocorrer de 10 a 15 vezes mais nas mulheres adultas do que nos homens adultos. Mesmo entre as mulheres, acredita-se que aquelas de origem africana, indígena ou asiática desenvolvam a doença com mais frequência do que mulheres brancas. Possivelmente os fatores hormonais seriam responsáveis pela maior incidência do Lúpus entre as mulheres. Isso pode ser suspeitado tendo em vista o aumento dos sintomas que ocorre antes do período menstrual e durante a gravidez. Particularmente o estrogênio estaria relacionado à doença.

Quanto à idade, o Lúpus pode aparecer em qualquer faixa etária e os sintomas serão os mesmos nos homens e mulheres. O Lúpus Eritematoso Sistêmico ou, mais simplesmente Lúpus, é uma doença crônica, autoimune, que causa inflamações em várias partes do corpo, especialmente na pele, juntas, sangue e rins.

Vejamos como podem ser entendidas as chamadas Doenças Autoimunes:

domingo, 15 de julho de 2012

Mais de mil servidores trabalham na Flit 2012

Mais de mil pessoas trabalharam na Flit  – Feira Literária Internacional do Tocantins, realizada de 6 a 15 de julho, na Praça dos Girassóis, em Palmas. São trabalhos desde a elaboração da programação, do projeto de estrutura, dos processos de licitação, da montagem, divulgação e outras atividades, até o acontecimento do evento em si. Os servidores da Seduc - Secretaria da Educação foram divididos em 33 comissões de ação na Flit e contaram ainda com os servidores da Sejuves - Secretaria da Juventude e Esportes e da Secretaria de Cultura.

Valdeci da Luz Santana, que trabalha no apoio, esteve em todos os 10 dias da Flit, chegava às 6h30 e o seu expediente ia até às 20h. Ele disse que valeu a pena fazer parte de um projeto tão importante para a cidade. Todos os servidores da Seduc terão uma escala de folga pela compensação dos dias trabalhados fora do horário normal de expediente.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Professores constroem blog nas oficinas da Flit


Os professores que trabalham com a multimídia na sala de aula participaram na terça-feira, de uma oficina sobre os blogs e o seu uso pedagógico. Na prática, além dos blogs, os professores treinaram a inserção de textos, fotos e vídeos.

Uma das palestrantes Telma Rejane explicou que os docentes estão buscando novas formas de trabalhar e neste caso, tendo os alunos como figuras importantes porque eles são os que mais utilizam a tecnologia.

Dentre as vantagens dos blogs para a prática pedagógica está a aproximação do professor e do aluno, é uma forma de ampliar a aula, é uma ferramenta divertida, torna o trabalho visível e há troca de experiências com os colegas.

A professora Rosângela Pereira da Silva, supervisora escolar da Diretoria Regional de Ensino de Dianópolis, contou que já tem um blog pessoal, está ajudando a elaborar o da DRE e seu objetivo é aprender mais para orientar os professores e gestores escolares que desejam utilizar a ferramenta.

Na ocasião foi apresentado blogs de professores que já estão conquistando seguidores, como do professor Márcio Ricardo de educação física da Escola CEM Castro Alves em Palmas, que está aproveitando a tecnologia para manter uma interação com os alunos e publicar as novidades.

Fonte: http://flit.to.gov.br
Por Josélia de Lima

quarta-feira, 11 de julho de 2012

OS ESCRAVOS - CASTRO ALVES



O TEMA DA ESCRAVIDÃO 

Publicado em 1883, doze anos após a morte do autor, Os Escravos reúne as composições antiescravagistas de Castro Alves, entre elas, os famosos poemas abolicionistas “O Navio Negreiro” e “Vozes d’África”.

Castro Alves não foi o primeiro poeta romântico a tratar do tema da escravidão. Antes dele, Gonçalves Dias, Fagundes Varela e outros abordaram a questão. No entanto, nenhum poeta foi mais veemente e engajado à causa social e humanitária do abolicionismo como ele. Castro Alves procurou aprofundar as implicações humanas da escravatura adequando a sua eloquência condoreira à luta abolicionista. Retrata o escravo de modo romanticamente trágico para despertar a sociedade, habituada a três séculos de escravidão, para o que há de mais desumano neste regime. O maior exemplo deste retrato está em A Cachoeira de Paulo Afonso, longo poema narrativo, escrito em 1870, que conta a história de amor de dois escravos, Lucas e Maria, pintada com fortes cores dramáticas. 

BEIJO NO ASFALTO - NELSON RODRIGUES

O Trabalho abaixo foi escrito por Sérgio Ferreira (Mestre em Teoria da Literatura pela PUCRS. Professor da Faculdade Cenecista de Osório). Uma analise da obra de Nelson Rodrigues - Beijo no Alsfalto
Fonte:http://www.facos.edu.br

Introdução
A decisão por um estudo mais aprofundado sobre as questões referentes ao teatro e suas manifestações surgiu durante as aulas da disciplina de Drama no curso de mestrado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, quando surgiram as interrogações sobre como o efeito da encenação poderia ser detectado no texto dramático. Dentre as inúmeras opções de peças e autores nacionais de qualidade, optou-se por Nelson Rodrigues. A escolha justifica-se pela admiração e respeito pela obra desse autor polêmico que começou a escrever muito cedo, e que com o passar dos anos conquistou o merecido reconhecimento da crítica especializada.


Dos textos teatrais que compõem a fase da produção de Nelson Rodrigues conhecida como Tragédias Cariocas, escolheu-se a peça O Beijo no Asfalto, em que o dramaturgo, sempre provocativo, instiga o leitor a participar do drama e respirar a atmosfera trágica da peça. Além disso, esse texto é considerado um marco na carreira de Nelson Rodrigues. Foi sua peça de maior sucesso, a que ficou mais tempo em cartaz. 


Com ela, o autor introduz também uma novidade em seus diálogos, a supressão de palavras nas falas das personagens, substituindo-as por um corte brusco, para logo depois serem retomadas e novamente ortadas. Para muitos críticos essa foi a invenção de maior destaque dentro de um texto igualmente novador. A estrutura fragmentada do drama é um dos aspectos que exige do leitor a busca constante de conexões entre as partes e o seu consequente envolvimento com o texto.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

COMO JOGAR VÔLEI

O voleibol é um jogo em que os jogadores usa as mãos para tocar a bola. Porém, não é permitido segura-la ou carrega-la. Controlada apenas por toques das mãos, a bola deve ser lançada para o campo adversário, e vice-versa, por cima da rede que divide os dois campos, até que a bola toque o chão. O jogo inicia com a bola sendo lançada para o campo do adversário por um jogador que se coloca atrás da linha de fundo de seu campo. Este lançamento é chamado saque. No saque a bola deve ser golpeada.

O objetivo do jogo é fazer com que a bola caia na quadra adversária. Quando a equipe não consegue devolver a bola dentro da área de jogo ( Bola fora), ou quando, utilizando no máximo 3 toques, não consegue devolver a bola para a quadra adversária, um ponto é marcado. Quando a equipe que saca erra, seu adversário adquire o direito de sacar, realizando antes um rodízio de posições dos jogadores. Esta característica torna o Voleibol bastante dinâmico, onde todos devem atuar em todas posições.

Para melhor atingir os objetivos do jogo, é necessário que os atletas de uma equipe passem a bola entre si, utilizando até 3 toques, de modo que abola seja lançada para o campo adversário. A execução correta das técnicas básicas de voleibol garante que estes toques sejam feitos de acordo com o regulamento do jogo.
Uma partida é disputada com 12 jogadores, 6 em cada equipe. Cada equipe deve ser composta por 12 jogadores: 6 que iniciam o jogo ( Titulares ) e 6 jogadores reservas. O Voleibol é jogado em SETS. Quando uma equipe atinge a contagem de 15 pontos, com uma vantagem de pelo menos 2 pontos em relação ao adversário, completa-se um SET. Nas partidas oficiais disputa-se o melhor de 5 SETS.
Fonte: www.geocities.com

domingo, 1 de julho de 2012

Número de Adolescentes Grávidas no Brasil

Cerca de 1,1 milhão de adolescentes engravidam por ano no Brasil e esse número continua crescendo. O índice de adolescentes e jovens brasileiras grávidas é hoje 2% maior do que na última década; as meninas de 10 a 20 anos respondem por 25% dos partos feitos no país, segundo o Ministério da Saúde.

Estudo da Organização Mundial da Saúde mostra que a incidência de recém-nascidos gerados por mães adolescentes com baixo peso é duas vezes maior que o de mães adultas. A taxa de morte neonatal é três vezes maior. Esse são apenas alguns dos problemas da gestação na adolescência. Também há outra questão: as meninas que ficam grávidas acabam deixando de estudar para cuidar do bebê.
Fonte: http://g1.globo.com

Desafios da Educação no Brasil

O Brasil tem como objetivo de desenvolvimento garantido pelo Estado o direito fundamental à educação de qualidade ao longo da vida a todos os brasileiros. Mas a qualidade e a igualdade continuam sendo desafios cruciais a serem enfrentados no país, uma vez que ambos são essenciais para atender às necessidades do brasileiro e para a construção de uma sociedade de conhecimento.

As pesquisas mostram que grande parcela dos alunos de diferentes níveis educacionais apresenta deficiências em disciplinas críticas. A baixa absorção de conceitos científicos prejudica a inclusão desses indivíduos na sociedade moderna.

A UNESCO identificou os seguintes desafios educacionais para construir suas estratégias de contribuição ao país nos esforços para alcançar seu objetivo de desenvolvimento:

1. Distância observada entre os preceitos e as metas definidos na legislação educacional nacional e nos compromissos internacionais e a realidade nacional mostrada pelos indicadores educacionais.

2. Participação limitada da sociedade civil em defesa do direito à educação.

3. Desigualdades nas condições de acesso à educação e nos resultados educacionais das crianças, jovens e adultos brasileiros, penalizando especialmente alguns estratos étnico-raciais, a população mais pobre e do campo e os jovens e adultos que não concluíram a educação compulsória na idade adequada.

4. Insuficiência na qualidade educacional, incluindo gestão dos sistemas e das escolas, currículos e propostas pedagógicas, valorização, formação e condições de trabalho dos profissionais da educação.
Fonte: Unesco

Sustentabilidade Ambiental

Uma pergunta assalta e perturba muitos cidadãos conscientes, autoridades preocupadas com a situação do meio ambiente e as organizações que militam na área: Como garantir a sustentabilidade ambiental nas grandes cidades?

A resposta a essa pergunta atinge um caráter de urgência quando percebemos claramente os sinais de degradação e constatamos que o planeta sente, como nunca, o impacto do peso da vida humana e das ações predatórias longamente praticadas por nós. Manter as bases da economia e o estilo de vida das populações urbanas nos níveis atuais; onde o consumismo desenfreado e o descarte de grandes quantidades de materiais tóxicos e lixo é praticamente a ordem reinante e a lógica por trás de quaisquer ações humanas. Cedo ou tarde, os impactos desse modo de vida se tornarão irreversíveis e populações inteiras sentirão a mão pesada da natureza sobre suas vidas. Vencer as resistências locais e as políticas tradicionalmente aceitas como verdades absolutas; é a missão do novo pensamento que deve se espalhar e dominar as mentes e os corações dos “novos políticos” e do “novo cidadão”.

MÊS DE FÉRIAS