domingo, 6 de outubro de 2013

HANDEBOL PARTE 2

O jogo é disputado em uma quadra retangular com 40m de comprimento e 20m de largura. O gol mede 2m de altura e 3m de largura, sendo delimitado por uma linha reta de 3m traçada 6m à frente da baliza. A duração do jogo é de dois tempos de 30 minutos com 10 minutos de intervalo.

São formadas duas equipes de 12 jogadores, no entanto, entram em quadra 6 jogadores na linha e um goleiro, os outros são reservas. O objetivo básico do handebol é acertar a bola no gol adversário. Se o jogo terminar empatado, joga-se a prorrogação, composta por dois tempos de cinco minutos.

Durante a partida, o jogador pode lançar, bater, empurrar, socar, parar e pegar a bola com a ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco e joelhos. É permitido segurar a bola por, no máximo, 3 segundos. Os jogadores movimentam a bola até chegar ao gol adversário por meio de passes; caso queiram andar mais com a bola é necessário batê-la no chão, semelhante ao basquete.

Os jogadores devem seguir certas regras em relação à conduta com o adversário, caso contrário, serão penalizados. Não é permitido barrar o caminho do adversário, arrancar a bola de suas mãos, utilizar o punho para tirar-lhe a bola, nem lançar a bola de modo perigoso para o adversário.


A ORIGEM E EVOLUÇÃO
Provavelmente todos os jogos com a bola têm origem na China. Os historiadores contam que, aproximadamente no ano de 2000 a.C., nasceu o Kemari como a variante mais antiga do esporte com bola.
No ano de 884 a.C., segundo o historiador Bernard Gillet, na Grécia apareceu o Epyskiros um jogo com bola.
Os gregos conheceram um outro jogo chamado Urânia, a bola era do tamanho de uma laranja, descrito por Homero na Odisséia.
Por volta do século XI, na civilização romana, surge o Haspastum, jogo muito parecido com o Epyskiros. A bola do Haspastum era feita de bexiga de boi, coberta com uma capa de couro, que foi chamada pelos romanos de follis.
Após a Idade Média surgiu o Rugby onde era permitido o uso das mãos e dos pés, tal como podemos ver atualmente.
Na Idade Moderna, em 1890, surgiu o Raffballspiel, criado pelo prof. Alemão Konrad Kock. Esse jogo era semelhante ao Handebol, porém não tinha campo marcado nem traves.
Em 1892, apareceu o Hazena, criado pelo prof. Tcheco Kristof Antonin, era praticado num campo de 45 x 30, havia traves com 2 m de largura, por 2,40 m de altura, a área era retangular e tinha 4 m da linha de fundo, mais tarde o prof. Tcheco Vaclav Karas, modificou a área do goleiro para um semi-círculo de 6 m.
No ano de 1898, Holger Nielsen, prof. dinamarquês, recebeu ordens do diretor de uma escola para que não permitisse o jogo de futebol no pátio do colégio, porque estava causando prejuízos e ferimentos nos alunos. Então ele criou um novo esporte chamado Haandbold.
Em 1915, iniciou-se na Alemanha, o jogo Torball, criado pelo prof. Max Heizer, para as operárias da fabrica Siemmes, onde o campo tinha as dimensões de 40 x 20 m.
Existem muitas versões para a sua origem, por exemplo, fala-se de um jogo similar na Irlanda, e também no Uruguai com jogo “Sallon” criado pelo prof. Gaulberto Valleta.
Já em 1917, na Alemanha, foi criado o Handebol de Campo, para os homens, praticado em campos com as medidas do futebol. Foi criado a partir de quatro jogos (Torball, Korball, Völkerball e Feldhandball), pelo professor alemão Karl Schelenz, considerado o pai do Handebol.
O jogo de Handebol teve sua popularização por toda Europa graças a Faculdade de Educação Física de Berlim, onde havia muitos estrangeiros, que levaram para os seus países os conhecimentos ali obtidos com o referido professor.
Handball – língua de origem é o Alemão (não o Inglês)
Em 1925, foi realizado o primeiro jogo internacional. (Alemanha 3 x 6 Áustria)
Em 1927, foi fundada a International Amateur Handball Federation – IAHF com 11 países.
Em 1935, foi realizado o primeiro jogo de Handebol de Salão, na Dinamarca. (Dinamarca 12 X 18 Suécia).
O Handebol masculino foi incluído pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim. (seis países – final Alemanha 10 x 6 Áustria)
Em 1936, foi realizado o IV Congresso da IAHF, em Berlim, para publicar oficialmente a regra de Handebol de Salão.
No ano de 1938, foi realizado o primeiro campeonato mundial de Handebol de Salão. (1º Alemanha, 2º Áustria, 3º Suécia).
Em 1946, foi fundada a International Handball Federation – IHF, com sede na Suécia.
A IHF no ano de 1950 foi transferida para a Basiléia na Suíça.
Por razões climáticas, preferência pelo futebol, falta de espaço nas escolas e clubes das grandes cidades, e pela velocidade e mobilidade o Handebol de Campo foi perdendo espaço até quase desaparecer.
Em 1972, o Handebol masculino (já o de Salão) participou novamente dos Jogos Olímpicos em Munique – Alemanha, (1º Iugoslávia, 2º Tchecoslováquia, 3º Romênia).
Em 1974, a IHF já tinha 60 países filiados.

Fonte:http://www.alagoashandebol.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=60&Itemid=59

Nenhum comentário:

Postar um comentário