quarta-feira, 10 de abril de 2013

terça-feira, 2 de abril de 2013

CURIOSIDADE SOBRE O VÔLEI

I. Introdução: Com o surgimento do mintonnette em 1895 através de William G. Morgan (nome que foi mudado para voleibol em 1896, já que o jogo consistia em toques na bola quando ela estivesse no ar, gesto conhecido como voleio) com o intuito de promover uma atividade suave e de grande motivação para os homens de idade avançada da ACM de Holyoke, Massachussets.

Este esporte veio substituir o futebol americano e o tênis como opções de lazer ao povo americano, pois eram 2 modalidades que exigiam muito da capacidade física do homem. Com a chegada da 1ª Guerra Mundial, os soldados americanos começaram a difundir o voleibol junto aos soldados de outros países. A partir desta "globalização", o esporte começou a primar pela performance, pois com o aparecimento das seleções nacionais seria inevitável o surgimento das disputas entre as mesmas.

Em 1947 surge a FIVB, com sede em Paris e tendo como presidente o francês Paul Libaud. Já em 1949, acontece o 1° campeonato na hoje extinta Tchecoslováquia. Neste mesmo ano as regras européia e americana são unificadas. Já visando uma maior organização, a Federação Japonesa adota as regras internacionais decidida a introduzi-las em todo o continente asiático. Em 1957, o voleibol é reconhecido como desporto olímpico, tendo a 1ª disputa por medalhas em 1964 nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Nos anos seguintes foram ocorrendo pequenas mudanças nas regras visando um maior dinamismo ao jogo e, com isso, ele ia perdendo cada vez mais a essência que foi a chama da criação deste esporte como lazer.

A partir da década de 80, o voleibol começa a ser visto como um ótimo meio de comercialização de produtos esportivo. Este fenômeno apresenta uma vertiginosa escalada na década de 90 e, a FIVB, já tendo o mexicano Rubem Acosta na presidência (eleito em 1984) e já na nova sede na Suíça, vê-se com a obrigação de alterar algumas regras para a melhoria do voleibol enquanto espetáculo, já que a alta performance alcançada pelas equipes vinha tornando enfadonhas as competições.

No século XXI há o surgimento de equipes como a do Brasil (comandada pelo técnico Bernardinho) e Sérvia e Montenegro que vieram contribuir com o voleibol espetáculo, já que este vinha sucumbindo ao voleibol força imposto por seleções como Rússia, Itália e Polônia.

QUADRA DE VÔLEI