domingo, 21 de fevereiro de 2016

RESUMO DO FUTSAL



A Origem do futsal tem duas versões sobre o seu surgimento. Há uma versão que diz que o Futebol de Salão começou a ser jogado no Brasil por volta de 1940 por frequentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo, pois havia uma grande dificuldade em encontrar campos de futebol livres para poderem jogar e então começaram a jogar suas "peladas" nas quadras de basquete e hóquei.

Temos também a versão que o Futebol de Salão foi inventado em 1931 na Associação Cristã de Moços de Montevidéu Uruguai, pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este novo esporte de "Indoor-Foot-Ball".

As bolas usadas eram de serragem, crina vegetal ou de cortiça granulada mas apresentavam o problema de saltarem muito e frequentemente saiam da quadra de jogo. Então tiveram seu tamanho diminuído e seu peso aumentado. Por este fato o Futebol de Salão passou a ser chamado de "O Esporte da Bola Pesada".

Quem foi Habib Maphuz: Professor da ACM de São Paulo, fundou a 1ª Liga de Futebol de Salão, foi o 1º presidente da Federação Paulista de Futebol de Salão. Foi colaborador de Luiz Gonzaga de Oliveira Fernandes para a elaboração do 1º Livro de Regras de Futebol de Salão editada no mundo, em 1956.

Brasil é o país com maior número de títulos em copas do mundo de futsal. Em dez edições já realizadas do torneio, o Brasil foi campeão, sete vezes, nos anos de 1982 no Brasil; 1985 na Espanha; 1989 na Holanda; 1992 em Hong Kong, 1996 na Espanha, 2008 no Rio de Janeiro Brasil e 2012 –Tailândia. 

Bola em jogo e fora do jogo: A bola estará fora do jogo quando ultrapassar completamente as linhas laterais ou de fundo, quando bater no teto e quando a partida for interrompida pelo árbitro. Será considerada em jogo em qualquer outra situação, do começo ao final da partida.

CARTÕES: Assim como no Futebol, o cartão amarelo uma advertência e o vermelho expulsão. O Jogador que tomar dois cartões amarelos receberá obrigatoriamente o cartão vermelho. A equipe que tiver um jogador expulso deverá ficar 2 minutos com menos um jogador ou até sofrer um gol, após um isso um outro jogador deve completar a equipe, o jogador expulso não poderá mais retornar a partida.

Origem do futsal - Cronologia do Futsal

*Em 1955 - Em 14 de junho é fundada a Federação Paulista de Futebol de Salão.
*Em 1959 - Primeiro Campeonato Brasileiro de Seleções. A seleção do Rio de Janeiro fica com o título, Seleção Paulista fica com o vice-campeonato.
*Em 1971 - É fundada no Rio de Janeiro, a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), contando com a filiação de 32 países que praticavam o futebol de salão nos moldes brasileiros. O primeiro presidente foi João Havelange, que em seguida seria presidente da FIFA.
*Em 1989 - A FIFA homologa a supervisão do futsal mediante extinção da Fifusa e cria sua comissão de futsal. Posteriormente, algumas Federações desistem de acabar com a Fifusa e elege o Sr. Antônio Alberca presidente. Surge o termo Futsal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário