terça-feira, 30 de maio de 2017

ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL E FUTSAL - 2° BIMESTRE - 3° ANO



O envelhecimento saudável. Envelheça com saúde...
Estímulo à atividade física regular: infelizmente, embora tenhamos cada vez mais evidência a favor dos efeitos preventivos dos exercícios em relação aos principais fatores de riscos para as doenças comuns à segunda metade da vida, vemos com pesar um progressivo sedentarismo sendo incorporado aos hábitos e costumes do homem moderno. Quem poderia supor, há algumas décadas que teríamos que atuar contra o sedentarismo infanto-juvenil. Estudos recentes demonstram que a obesidade é muito mais uma condição da atividade do que de um aumento expressivo da ingestão calórica. Há nítida correlação entre o peso corporal e o tempo em que o indivíduo permanece diante de uma tela, seja ela de televisão ou de computador.

O envelhecimento é um processo inexorável de queda das capacidades físicas e mentais que afeta todas as pessoas, mas o retardamento desse processo e o consequente aumento do tempo médio de vida constitui uma das mais espetaculares mudanças sociais dos últimos tempos. Nesse processo, além do desgaste natural do organismo também incidem fatores ambientais e socioculturais e o alongamento dele se deve a melhorias das condições higiênicas e sanitárias, à aquisição de hábitos mais saudáveis de vida e aos avanços da medicina na prevenção e tratamento das doenças.

Uma vida sadia prepara um envelhecimento sadio
A preparação de um envelhecimento sadio deve começar muitos anos antes, através da adoção de um modo saudável de viver. Na velhice, o indivíduo não só colherá os frutos benéficos dessa atitude como terá formado hábitos positivos a que dará seguimento. Faz parte dessa vida saudável uma atitude otimista diante da vida; uma dieta alimentar adequada; o não consumo de bebida alcoólica; a abstinência de fumo; a prática regular de atividades físicas evitando o sedentarismo, mas também os esforços físicos excessivos, de forma repetitiva.

Cuidados com a prevenção de doenças
Com o envelhecimento, certas doenças tornam-se mais incidentes e a prevenção delas faz-se necessária. Os diversos tipos de câncer, a falência de órgãos, a pressão alta, o diabetes mellitus, as carências alimentares, as infecções, as demências e a osteoporose rondam perigosamente os idosos e se essas condições não puderem ser evitadas devem pelo menos ser detectadas precocemente. A pressão arterial deve ser periodicamente medida; um exame de sangue indicará o nível de glicemia (açúcar no sangue); um complemento vitamínico deve ser usado assiduamente; o idoso não deve descuidar-se das vacinas contra a gripe e a pneumonia, aplicadas anualmente; uma densitometria óssea deve ser feita periodicamente para avaliar a condição óssea.

As “doenças” próprias do envelhecimento
As mulheres sofrerão os sintomas próprios da menopausa (ondas de calor pelo corpo, ressecamento vaginal, mudanças de humor, alterações do desejo sexual, etc.). Muitos homens terão uma hipertrofia prostática benigna e os sintomas correspondentes (maior frequência e urgência para urinar, jato urinário mais fraco, etc.), bem como diminuição ou abolição da potência sexual. Normalmente, certo grau de osteoporose afetará a ambos, mais acentuadamente as mulheres.

Primórdios do Futsal
O futebol de salão tem duas versões sobre o seu surgimento. Há uma versão que o futebol de salão começou a ser jogado por volta de 1940 por frequentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo (SP), pois havia uma grande dificuldade em encontrar campos de futebol livres para poderem jogar e então começaram a jogar suas “peladas” nas quadras de basquete e hóquei.

Há também a versão, tida como a mais provável, de que o futebol de salão foi inventado em 1934 na ACM, (Associação Cristã de Moços), de Montevidéu capital do Uruguai. Criado pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este novo esporte de “Indoor-foot-ball“.

Habib Maphuz é um dos nomes que mais se destaca nos primórdios do futebol de salão. Maphuz era professor da ACM de São Paulo e no início dos anos cinquenta participou da elaboração das normas para a prática de várias modalidades esportivas, sendo uma delas o futebol jogado em quadras, tudo isto no âmbito interno da ACM paulista, este mesmo salonista fundou a primeira liga de futebol de salão, a Liga de Futebol de Salão da Associação Cristã de Moços. Mais tarde o professor se tornou o primeiro presidente da Federação Paulista de Futebol de Salão.

Primeiras regras
As primeiras regras publicadas foram editadas em 1956. As normas foram feitas por Luiz Gonzaga de Oliveira Fernandes, em São Paulo. Juan Carlos Ceriani e Habib Maphuz professores da ACM são considerados os pais do futebol de salão. Este esporte, relativamente novo, é sem nenhuma contestação a segunda modalidade esportiva mais popular no Brasil, somente atrás do futebol, e atualmente o esporte em maior crescimento em todo mundo.

FUNDAMENTOS TÉCNICOS DO FUTSAL MODERNO
Domínio no futsal ( Recepção): Domínio é a habilidade de recepcionar a bola. O objetivo do professor ao ensiná-la é o de levar a criança a recepcioná-la com as diversas partes do corpo.

Condução no futsal: A condução é quando se leva a bola pela quadra de jogo. Uma regra básica: a bola deve estar próxima do condutor. Essa condução pode ser feita em linha reta, daí o nome de retilínea. Também em ziguezague, e, portanto, sinuosamente.

Chute no futsal: O chute surge quando do contato da criança com a bola em direção à meta adversária ou para afastar o perigo de um ataque adversário. O primeiro seria o chute com o objetivo ofensivo. O segundo, com o objetivo defensivo.

Passe no futsal: O passe só acontece quando há duas pessoas. Passa-se quando um alguém envia a bola para outro jogador. Em geral passa-se a bola com os pés, mas também pode sair um passe com a cabeça, com o peito, a coxa, o ombro.

Drible no futsal: O drible é feito com posse de bola. Quem dribla, procura, com bola, passar por um adversário. Esse "passar pelo adversário" exigirá, algumas vezes, velocidade, outras apenas mudança de direção, outras, criatividade, ginga e outras ainda, todas estas coisas simultaneamente. Entretanto, uma coisa é certa: o que dificulta a habilidade de marcar é a perda do equilíbrio. Logo, o drible eficaz é aquele que provoca no outro o desequilíbrio.

Finta no futsal: Finta, ao contrário do drible, é realizada sem bola. Ainda que quem finta esteja sem bola, o faz com o objetivo de obtê-la. O professor que ensina a fintar tem o objetivo de levar a criança a enganar o seu adversário para receber a bola. Outros nomes, dependendo da região do país, são sinônimos de finta: desmarcação, balanço, gato, vai e vem, pique falso.

Marcação no futsal: Quem marca tem o objetivo de desarmar quem tem a bola, tomando-lhe a mesma ou tirando-a; também objetiva impedir que o adversário recebesse a bola.

Proteção de Bola no futsal: Proteger significa manter a posse de bola quando marcado diretamente por um adversário. Porém, não se trata de drible. Técnica para proteger a bola: quem protege deve antecipar o lado que o oponente quer entrar a fim de realizar o desarme. A oposição deve ser feita com o tronco e o braço.
Fonte: Professor Adson Barros Santana – http://adsonbarros.blogspot.com