terça-feira, 30 de maio de 2017

NUTRIÇÃO E ATLETISMO - 2º BIMESTRE - 1º ANO



Nutrição
Carboidratos ou hidratos de carbono – alimento composto por uma combinação de amidos, açúcares e fibras – a sua função é fornecer a energia que o nosso corpo precisa para a atividade física. São de digestão mais lenta e mantêm os níveis de açúcar no sangue. Neles se incluem os cereais integrais, fruta feijões e legumes.

Fibras – as fibras alimentares não fornecem nutrientes ao organismo, no entanto são essenciais numa dieta. Mantêm os níveis de açúcar no sangue ao retardar a sua digestão e absorção, o que faz com que entre na corrente sanguínea de forma mais lenta e progressiva, ao mesmo tempo em que nos ajuda a sentir mais saciados e assim a evitar os excessos. Podem ser encontrados nas frutas, feijão, verduras e produtos de aveia, devendo uma dieta saudável conter entre 20 a 30 gramas por dia.

Legumes e frutas – Os legumes e frutas são ricos em vitaminas, fibras e antioxidantes, pobres em calorias e uma grande fonte de nutrientes e ajudam a proteger contra certos tipos de cancros e outras doenças. E para uma dieta saudável devem constar de todas as refeições.

Proteínas – As proteínas são compostos orgânicos, cuja estrutura básica é uma série de aminoácidos. Todas as células do nosso corpo contêm proteínas sendo esta de vital importância para o crescimento e desenvolvimento durante a infância, para a pele, músculos, órgãos e glândulas. A falta de proteínas na dieta pode resultar num crescimento lento, baixa imunidade, redução de massa muscular e pode ainda enfraquecer o sistema respiratório e cardíaco. Existem em vários alimentos tais como carnes magras, peixe, leite e derivados, ovos, pão e massas integrais, nozes, feijão, manteiga de amendoim.

Atletismo
As principais modalidades do atletismo são:

Corridas
- Corridas disputadas em pistas ovais (cada atleta corre numa faixa): 100 metros rasos, 200 metros rasos e 400 metros rasos.
- Corridas de Meio Fundo (os atletas não precisam ficar na raia): 800 metros e 1.500 metros.
- Corridas de Fundo (dentro da pista): 5.000 metros e 10.000 metros.
- Maratona (disputada nas ruas): percurso de 42,19 km.

Corridas com obstáculos
São realizadas dentro dos estádios e se dividem em quatro modalidades: 100 metros
(feminino), 110 metros (masculino), 400 metros (masculino e feminino) e 3.000 metros
(feminino e masculino).

Revezamento
As provas de revezamento são disputadas por grupos compostos por quatro atletas cada. As provas são: de 100 metros e 400 metros.

Saltos
- Salto em distância: - Salto em altura - Salto com Vara - Salto triplo

Arremessos e Lançamentos
Existem quatro modalidades nesta categoria: arremesso de peso, lançamento de dardo, arremesso de martelo e arremesso de disco.

Decatlo
Praticada por homens, numa mesma prova são envolvidas dez modalidades do atletismo. As modalidades do Decatlo são: corrida (100 metros), salto em distância, salto em altura, arremesso de peso, 400 metros, 110 metros com barreira, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara e corrida de 1500 metros. Vence o atleta que conseguir maior pontuação no geral das provas.

Heptatlo
Prova combinada somente para mulheres. Envolve sete modalidades do atletismo: 100 metros com barreira, lançamento de peso, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 200 metros e 800 metros. Vence a atleta que conseguir maior quantidade de pontos no geral.