domingo, 30 de julho de 2017

3º Bimestre - Vôlei - 1º ano



História do Voleibol                                                           
                                                                                                                        
O vôlei foi criado em 1895, pelo americano William G.
Morgan, então diretor de educação física da Associação Cristã de Moços (ACM) na cidade de Holyoke, em Massachusetts, nos Estados Unidos. O primeiro nome deste esporte que viria se tornar um dos maiores do mundo foi mintonette.

Naquela época, o esporte da moda era o basquetebol, criado apenas quatro anos antes, mas que tivera uma rápida difusão. Era, no entanto, um jogo muito cansativo para pessoas de idade. 

Por sugestão do pastor Lawrence Rinder, Morgan idealizou um jogo menos fatigante para os associados mais velhos da ACM e colocou uma rede semelhante à de tênis, a uma altura de 1,98m sobre a qual uma câmara de bola de basquete era batida, surgindo assim o jogo de vôlei.                                                                                                      

A primeira bola usada era muito pesada e, por isso, Morgan solicitou à firma A.G.
Spalding & Brothers a fabricação de uma bola para o referido esporte. No início, o mintonette ficou restrito à cidade de Holyoke e ao ginásio onde Morgan era diretor. Um ano mais tarde, numa conferência no Springfield's College, entre diretores de educação física dos EUA, duas equipes de Holyoke fizeram uma demonstração e assim o jogo começou a se difundir por Springfield e outras cidades de Massachussetts e Nova Inglaterra.

Em Springfield, o Dr. A.T. Halstead sugeriu que o seu nome fosse trocado para volley ball, tendo em vista que a ideia básica do jogo era jogar a bola de um lado para outro, por sobre a rede, com as mãos. Em 1896, foi publicado o primeiro artigo sobre o volley ball, escrito por J.Y. Cameron na edição do "Physical Education" na cidade de Búfalo, Nova Iorque. Este artigo trazia um pequeno resumo sobre o jogo e de suas regras de maneira geral. No ano seguinte, estas regras foram incluídas oficialmente no primeiro handbook oficial da Liga Atlética da Associação Cristã de Moços da América do Norte.

A primeira quadra de Voleibol tinha as seguintes medidas: 15,24m de comprimento por 7,62m de largura. A rede tinha a largura de 0,61m. O comprimento era de 8,235m, sendo a altura de 1,98m (do chão ao bordo superior). A bola era feita de uma câmara de borracha coberta de couro ou lona de cor clara e tinha por circunferência de 63,7cm a 68,6cm e seu peso era de 252g a 336g.

O volley ball foi rapidamente ganhando novos adeptos, crescendo vertiginosamente no cenário mundial ao decorrer dos anos. Em 1900, o esporte chegou ao Canadá (primeiro país fora dos Estados Unidos), sendo posteriormente desenvolvido em outros países, como na China, Japão (1908), Filipinas (1910), México entre outros países europeus, asiáticos, africanos e sul americanos.

Na América do Sul, o primeiro país a conhecer o volley ball foi o Peru, em 1910, através de uma missão governamental que tinha a finalidade de organizar a educação primária do país. O primeiro campeonato sul-americano foi patrocinado pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), com o apoio da Federação Carioca de Volley Ball e aconteceu no ginásio do Fluminense, no Rio de Janeiro, entre 12 e 2 de setembro de 1951, sendo campeão o Brasil, no masculino e no feminino.

A Federação Internacional de Volley Ball (FIVB) foi fundada em 20 de abril de 1947, em Paris, sendo seu primeiro presidente o francês Paul Libaud e tendo como fundadores os seguintes países: Brasil, Egito, França, Holanda, Hungria, Itália, Polônia, Portugal, Romênia, Tchecoslováquia, Iugoslávia, Estados Unidos e Uruguai.

 O primeiro campeonato mundial foi disputado em Praga, na Tchecoslováquia, em 1949, vencido pela Rússia. Em setembro de 1962, no Congresso de Sofia, o volley ball foi admitido comoesporte olímpico e a sua primeira disputa foi na Olimpíada de Tóquio, em 1964, com a presença de 10 países no masculino - Japão, Romênia, Rússia, Tchecoslováquia, Bulgária, Hungria, Holanda, Estados Unidos, Coréia do Sul e Brasil. O primeiro campeão olímpico de volley ball masculino foi a Rússia; a Tchecoslováquia foi a vice e a medalha de bronze ficou com o Japão. No feminino, o campeão foi o Japão, ficando a Rússia em segundo e a Polônia em terceiro.

O criador do volley ball, Willian Morgan, conhecido pelo apelido de "armário", devido ao seu porte físico, morreu em 27 de dezembro de 1942, aos 72 anos de idade.

Fundamentos

Os fundamentos são partes básicas que compõe o jogo como um todo, segundo a Federação Internacional de Voleibol (FIVB), o esporte apresenta seis fundamentos: Saque, Recepção, Levantamento, Ataque, Bloqueio, Defesa.

Saque: É o fundamento que inicia a jogada (rally). O saque coloca a bola em situação de jogo pelo jogador da posição 1 e é considerado como sendo uma ação ofensiva. 
a) é classificado como principio de ataque 
b) inicialmente destinava-se apenas a colocar a bola em jogo 
c) é iniciador do jogo e de uma cadeia de ações vantajosas para a equipe que o executa 
d) com o saque, começa o jogo ofensivo 
e) em partidas entre equipes de nível próximo, pode ser decisivo
f) regra: após o apito do árbitro, o jogador terá no máximo 8 segundos para realizar o saque.

Recepção: É uma ação em que o jogador tentará receber o saque efetuando um passe para o levantador. É considerado um princípio de defesa.
a) é um dos fundamentos decisivos para a elaboração da tática do time
b) exige uma segurança e correta execução, caso contrário não será possível armar um bom ataque c) na preparação para a recepção, atenção e paciência são fundamentais quando o adversário se encontra pronto para sacar
d) erros resultam em pontos para o adversário
e) a possibilidade de recepção de toque obrigará armações mais próximas a rede
Levantamento: É o passe que antecede o ataque. Para a escola russa, é a ‘’alma do ataque’’
a) o levantador deve ter máxima precisão com grande variedade de jogadas
b) a maior ou menor habilidade dos levantadores define o próprio sistema de jogo de uma equipe

Ataque: É o fundamento que finaliza a jogada, é uma ação terminal, empregada frequentemente e que influência decisivamente no resultado do jogo. O fundamento do ataque tem por objetivo primordial golpear a bola para a quadra adversária na tentativa de vencer o bloqueio e a defesa adversária. Para que isso ocorra, o atacante deverá ter capacidade para atacar a bola com força e velocidade, bem como variá-la de modo que a trajetória de ataque atinja velocidades diferentes.
a) principal fundamento de ataque
b) exige domínio, força, velocidade e precisão
c) é considerado de difícil execução e de difícil aprendizagem

Bloqueio: É a tentativa de interceptar a bola vinda da quadra contrária atacada sobre a rede por um jogador de ataque. O bloqueio é a primeira das linhas de defesa contra o ataque adversário, servindo também para orientar a defesa de quadra. Também é chamada como a primeira tentativa de defesa de uma equipe.
a) é um princípio de defesa
b) apareceu no início da década de 1920 e foi usado somente com um jogador (simples), até o final dos anos 30, quando evoluiu para o duplo
c) sua introdução provocou diversas mudanças no voleibol, principalmente as de ordem tática
d) é a base de toda defesa e o ponto de partida para o sistema defensivo
Defesa: A defesa é uma ação que objetiva recuperar bolas vindas do ataque adversário que ultrapassam o bloqueio criando condições para o contra-ataque.
a) é um dos fundamentos mais difíceis, exige concentração, coragem, agilidade
b) as defesas e suas quedas imprimem a dinâmica e o espirito de luta do voleibol

Principais Regras
 a) deve-se enviar a bola acima da rede, com o intuito de fazer cair na superfície da área da equipe adversária, como também evitar que a outra equipe possa fazê-lo. Cada equipe tem direito a três toques para o retorno da bola, além do contato do bloqueio
b) a bola é colocada em jogo com um saque: o sacador golpeia a bola, enviando-a por cima da rede para a quadra adversária. A equipe que ganha o rally marca um ponto e o direito de sacar novamente
c) uma equipe pode ser composta, no máximo, por 12 jogadores, um técnico, um assistente técnico, um preparador físico e um médico
d) um dos jogadores, exceto o libero, é o capitão da equipe e, como tal, deve estar indicado na súmula do jogo
e) as camisas dos jogadores devem ser numeradas de 1 a 18
f) se a equipe que saca, vence um rally, ela ganha um ponto e continua sacando
g) se a equipe receptora do saque vence um rally, ela marcará um ponto e deverá fazer a rotação de seus jogadores e executar o próximo saque
h) um set (exceto o 5 set) é ganho pela equipe que primeiro atingir 25 pontos, com uma vantagem mínima de dois pontos em relação à equipe adversária. Em caso de empate em 24 ponto, o jogo continua, até que dois pontos de vantagem sejam conquistados (26-24, 27-25...)
i) a equipe vencedora é aquela que ganha três sets
j) no caso de ocorrer um empate de sets (2x2), o set decisivo (5 set) será jogado com uma contagem de 15 pontos, vencendo a equipe que tiver uma vantagem mínima de dois pontos
k) para cada equipe, são permitidas, no máximo, seis substituições em cada set. Um ou mais jogadores podem ser substituídos no mesmo momento
l) em cada set, um jogador da formação inicial pode deixar o jogo e retornar, somente uma vez, para a mesma posição inicial
m) um jogador substituto pode entrar no jogo somente uma vez em cada set, no lugar de um outro jogador da formação inicial, mas ele só poderá ser substituído pelo mesmo jogador a quem substituiu.
n) um jogador expulso ou desqualificado deve ser substituído respeitando os procedimentos de uma substituição normal. Caso isso não seja possível, a equipe é declarada incompleta
o) é proibido bloquear o saque da equipe adversária
p) após cada set, as equipes trocam de lado na quadra, exceto no 5 set
q) o libero não pode sacar, bloquear ou participar de uma tentativa de bloqueio
r) cartões: - amarelo: perda do rally (um ponto para o adversário)