segunda-feira, 9 de abril de 2018

Ginástica

O homem primitivo, que vivia em íntimo contato com a natureza, organizado em pequenas tribos ou clãs, realizava exercícios físicos naturalmente ao desempenhar as tarefas que lhe garantiam a sobrevivência.
Quando o homem passou a viver em cidades, com o progresso, começou a ficar mais parado, sem movimentar-se muito. Para compensar esta falta de movimento, esta falta de exercícios naturais, foi criada a ginástica.

A ginástica, umas das formas mais importantes de se praticar a Educação Física. é composta de exercícios construídos que se completam para permitir um perfeito desenvolvimento do corpo e oferece a vantagem de poder ser feita num pequeno espaço, como, por exemplo, na sala de sua casa.

CLASSIFICAÇÃO DA GINÁSTICA

A ginástica propõe movimentos específicos conforme os objetivos a serem alcançados pelo praticante. Segundo a finalidade a que se destina, a ginástica é classificada como: formativa, corretiva, artística e de compensação.


  • A ginástica formativa é aquela que auxilia o desenvolvimento corporal. Propõe movimentos que desenvolvem a elasticidade, a força, a velocidade, a resistência e a coordenação.
  • ginástica corretiva é aquela que se destina a corrigir a postura das pessoas que, pelo trabalho ou por mau costume, ficam em posturas incorretas.





  • ginástica olímpica ou artística procura o perfeito domínio do corpo para fins artísticos e de competição. Desenvolve a coordenação motora, precisão de movimento e ritmo.
  • ginástica de compensação é indicada para pessoas que são obrigadas a ficar muito tempo executando um trabalho numa determinada posição.
       
  • ginástica de manutenção é indicada para pessoas que desejam manter sua forma e suas funções.
  • Ginástica aeróbica é uma forma de atividade física global, com movimentos rítmicos coordenados. Pela intensidade aplicada, faz uma exigência elevada da capacidade cardio-respiratória e vascular. Durante a sessão de aeróbica deve ser feito controle da frequência cardíaca para evitar exageros e possíveis acidentes.
          De acordo com a intensidade, a aeróbica se classifica em:
  • aeróbica de baixo impacto - quando os movimentos são realizados sem saltitamentos;
  • aeróbica de alto impacto - quando os movimentos são acompanhados de saltitamentos.
  • A ginástica coreográfica inclui diversas outras ginásticas e é utilizada para demonstrações coletivas.

   APARELHOS NA GINÁSTICA
         O uso de aparelhos na ginástica serve para treinar determinadas habilidades físicas, além de tornar os exercícios agradáveis e atraentes.
         Quando é necessário exercitar melhor determinada parte do corpo, obtém-se mais sucesso com uso de aparelhos. Os músculos dos braços, do peito e das costas, por exemplo, são reforçados com o uso de um aparelho chamado halteres.

         O uso da bola, por sua vez, além de proporcionar grande diversão, também permite agilidade, flexibilidade e coordenação.
          A medicine ball é uma bola cheia de areia que permite grande variedade de exercícios.

       

    A corda auxilia o desenvolvimento da coordenação, da agilidade e da velocidade.




     



   Os bastões são usados na ginástica formativa e na ginástica corretiva.








No banco sueco as pessoas praticam exercícios que desenvolvem habilidades naturais como agilidade, força e coordenação, que serão aplicadas nos desportos e principalmente na ginástica.



         Outros aparelhos, porém de uso mais restrito, são maças, arco, tamboretes, fitas, arco, bola.