Documento Curricular do Tocantins (DCT) EDUCAÇÃO FÍSICA - ENSINO MÉDIO
DCT EDUCAÇÃO FÍSICA 2024 - CEM CASTRO ALVES
PROFESSOR: MÁRCIO RICARDO MEDEIROS OLIVEIRA Graduado: Licenciatura Plena em Educação Física (UEPA) – Comunicação Social: Jornalismo (CEULP-ULBRA) Pós-Graduação: Treinamento Desportivo (IBRA); Esporte na Escola (IBRA) |
SISTEMATIZAÇÃO DAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DA ÁREA DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS 1ª AO 3ª SÉRIES |
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Competência 1. Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo. |
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Competências Gerais |
Campos de Atuação Social |
Habilidades Específicas de Linguagens e Suas Tecnologias |
Objetos de Conhecimento |
Temas Contemporâneos Transversais |
1. Conhecimento. 2.Pensamento científico, crítico e criativo 3. Repertório Cultural 4. Comunicação 5. Cultura Digital 6. Trabalho e Projeto de vida 7. Argumentação 8. Autoconhecimento e autocuidado 9. Empatia e cooperação 10. Responsabilidade e cidadania. |
Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico Midiático Artístico-Literário |
EM13LGG101 Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos. |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras; b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não - institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras; c) Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela problematização do contexto cultural originário, da evolução histórica e da influência dos marcadores sociais (classe, gênero, idade, origem cultural etc.) na experimentação e nos significados atribuídos às práticas corporais. |
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Vida Pessoal Vida Pública Práticas de estudo e pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG102 Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade. |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras; b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras; c) Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela análise crítica de práticas corporais, com identificação de preconceitos e estereótipos associados a grupos minoritários, interesses econômicos, ideológicos e políticos. |
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Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG103 Analisar o funcionamento das diversas linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras gestuais). |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras; b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela experimentação de práticas corporais, com análise e reflexão sobre como gestos são construídos e como podem ser aprendidos, considerando aspectos biomecânicos, fisiológicos, expressivos e de suas relações com os diferentes contextos das práticas corporais. |
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Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG104 Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social. |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas: atividades recreativas. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela ampliação de possibilidades de se movimentar, por meio da experimentação de gestos das diferentes práticas corporais e dos conhecimentos históricos, científicos e culturais que as embasam. |
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Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG105 Analisar e experimentar diversos processos de remidiação de produções multissemióticas, multimídia e transmídia, desenvolvendo diferentes modos de participação e intervenção social. |
EDUCAÇÃO FÍSICA Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes: Estética: padrões corporais, a valorização na sociedade e pela mídia; uso de anabolizantes e drogas em geral, cirurgias plásticas, implantes, anorexia, bulimia e vigorexia, outros; A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade ao propor a análise de questões controversas nas práticas da cultura corporal, com investigação de diferentes pontos de vista, para formação de opinião sustentada em argumentos. |
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Competência 2. Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza. |
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Competências Gerais |
Campos de Atuação Social |
Habilidades Específicas de Linguagens e Suas Tecnologias |
Objetos de Conhecimento |
Temas Contemporâneos Transversais |
1. Conhecimento. 2. Pensamento científico, crítico e criativo. 3. Repertório Cultural. 4. Comunicação 5. Cultura Digital 6. Trabalho e Projeto de vida 7. Argumentação 8. Autoconhecimento e autocuidado 9. Empatia e cooperação 10. Responsabilidade e cidadania. |
Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG201 - Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos |
EDUCAÇÃO FÍSICA - Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas: atividades de aventura (Esportes radicais urbanos). A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela experimentação de práticas corporais de diferentes grupos culturais, com problematização de identidades e valores, bem como pela escolha consciente de gestos e expressões verbais condizentes com o respeito à diversidade, aos objetivos e ao contexto de interação. |
1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo. 2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal. 3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional. 4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso. 5. Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras. 6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia. |
Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG202 - Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas das linguagens (artísticas, corporais e verbais), compreendendo criticamente o modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias. |
EDUCAÇÃO FÍSICA – a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras; b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras; c) Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela análise de processos de valorização/desvalorização das práticas corporais, em função de marcadores sociais como classe social, gênero, local de origem, etnia e religião. |
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Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG203 Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e em suas produções (artísticas; corporais e verbais). |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras; b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras; c) Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela análise da disputa entre discursos opressores e de discursos e processos pela busca de legitimidade das práticas corporais de grupos minoritários, como as mulheres, os pobres, os negros, os indígenas, os imigrantes, habitantes das periferias, entre outros. |
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EM13LGG204 Dialogar e produzir entendimento mútuo, nas diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais), com vistas ao interesse comum pautado em princípios e valores de equidade assentados na democracia e nos Direitos Humanos. |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas: atividades recreativas, atividades circenses, outras. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela problematização de direitos nas práticas corporais, pela experimentação de modos inclusivos em práticas corporais e pela análise, produção e circulação de discursos sobre essas práticas, considerando valores democráticos. |
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Competência 3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global. |
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Competências Gerais |
Campos de Atuação Social |
Habilidades Específicas de Linguagens e Suas Tecnologias |
Objetos de Conhecimento |
Temas Contemporâneos Transversais |
1. Conhecimento. 2. Pensamento científico, crítico e criativo. 3. Repertório Cultural 4. Comunicação 5. Cultura Digital 6. Trabalho e Projeto de vida 7. Argumentação 8. Autoconhecimento e autocuidado 9. Empatia e cooperação 10. Responsabilidade e cidadania. |
Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG301 Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos. |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas: danças; ginástica em geral. b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas: atividades cênicas, atividades circenses, outras. (A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela experimentação de práticas corporais de diferentes matrizes culturais pautadas: pelo respeito ao outro; pela colaboração com inclusão; e pela análise de relações entre práticas corporais, consumo, meio-ambiente e Direitos Humanos.). |
1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo. 2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal. 3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional. 4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso. 5. Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras. 6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia.
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Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG302 Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação. |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas: esportes. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela experimentação de práticas da cultura corporal, com reflexão sobre suas origens, desenvolvimento histórico e cultural, e análise dos valores e visões de mundo que expressam. |
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Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG303 Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas. |
EDUCAÇÃO FÍSICA – a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras; b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras; c) Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade ao propor a análise de questões controversas nas práticas da cultura corporal, com investigação de diferentes pontos de vista, para formação de opinião sustentada em argumentos. |
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Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG304 Formular propostas, intervir e tomar decisões que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global. |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras; b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras; c) Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade por meio da análise de políticas de lazer e esporte, da investigação de sua eficácia nos contextos locais e de processos de discussão e intervenção pela garantia do direito ao lazer ativo e à prática de cultura corporal, com mobilização de conhecimentos de gêneros e práticas próprias para isso. |
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Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG305 Mapear e criar, por meio de práticas de linguagem, possibilidades de atuação social, política, artística e cultural para enfrentar desafios contemporâneos, discutindo princípios e objetivos dessa atuação de maneira crítica, criativa, solidária e ética. |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela análise de modos de participar da elaboração de políticas públicas e de atividades comunitárias que favoreçam a experimentação das práticas da cultura corporal e o debate público quanto ao direito ao lazer e ao esporte, na perspectiva da defesa de uma cidadania plena, com processos inclusivos. |
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Competência 4. Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza. OBS: Somente para o Inglês. |
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Competência 5. Compreender os múltiplos aspectos que envolvem a produção de sentidos nas práticas sociais da cultura corporal de movimento, reconhecendo-as e vivenciando-as como formas de expressão de valores e identidades, em uma perspectiva democrática e de respeito à diversidade. |
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Competências Gerais |
Campos de Atuação Social |
Habilidades Específicas de Linguagens e Suas Tecnologias |
Objetos de Conhecimento |
Temas Contemporâneos Transversais |
1. Conhecimento; 2. Pensamento científico, crítico e criativo; 3. Repertório Cultural; 4. Comunicação; 5. Cultura Digital; 6. Trabalho e Projeto de vida; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação; 10. Responsabilidade e cidadania. |
Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG501 - Selecionar e utilizar movimentos corporais de forma consciente e intencional para interagir socialmente em práticas corporais, de modo a estabelecer relações construtivas, empáticas, éticas e de respeito às diferenças... |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras; b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras; c) Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade pela seleção e experimentação de gestos de diferentes práticas corporais de forma reflexiva, autoral, investigativa e criativa. |
1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo. 2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal. 3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional. 4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos históricas e culturais brasileiras. 6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia. |
Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG502 - Analisar criticamente preconceitos, estereótipos e relações de poder presentes nas práticas corporais, adotando posicionamento contrário a qualquer manifestação de injustiça e desrespeito a direitos humanos e valores democráticos. |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras; b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras; c) Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade por procedimentos de análise de preconceitos, estereótipos e situações de injustiça no acesso e/ou na divulgação de práticas corporais, em discursos que circulam em diferentes esferas e mídias, e pela experimentação reflexiva de práticas, com postura de combate a preconceitos e estereótipos. |
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Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG503 - Vivenciar práticas corporais e significá-las em seu projeto de vida, como forma de autoconhecimento, autocuidado com o corpo e com a saúde, socialização e entretenimento. |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas como: esportes, danças, ginásticas em geral, lutas, outras; b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras; c) Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A Educação Física desenvolve essa habilidade pela promoção de práticas corporais ajustadas às necessidades e interesses juvenis, que permitam processos de identificação, significação e escolhas, conforme os Projetos de Vida. Esse desenvolvimento implica expressar identidades, favorecer a integração com a comunidade, engajar-se pelo lazer e estabelecer relações entre práticas corporais e saúde. |
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Competência 6. Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, e mobilizar seus conhecimentos sobre as linguagens artísticas para dar significado e (re) construir produções autorais individuais e coletivas, exercendo protagonismo de maneira crítica e criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas. |
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Competências Gerais |
Campos de Atuação Social |
Habilidades Específicas de Linguagens e Suas Tecnologias |
Objetos de Conhecimento |
Temas Contemporâneos Transversais |
1. Conhecimento; 2. Pensamento científico, crítico e criativo; 3. Repertório Cultural; 4. Comunicação; 5. Cultura Digital; 6. Trabalho e Projeto de vida; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação; 10. Responsabilidade e cidadania. |
Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG601 - Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão estética crítica e histórica. |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais intitucionalizadas: danças, ginásticas em geral, lutas; b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-intitucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade por meio de atividades de investigação, apreciação e discussão do patrimônio artístico, a partir das danças. Esse desenvolvimento implica: práticas com bens materiais (obras urbanísticas e artísticas) e imateriais (saberes da cultura popular, dança, músicas, artes e artesanatos etc.), significativos em termos locais e globais; análise dos atores e processos de disputa de legitimidade e sentido; e reflexão sobre as diferentes valorizações contempladas no patrimônio e sobre o que elas refletem a respeito do protagonismo e de grupos, seus valores e pertenças. |
1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo. 2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal. 3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional. 4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso. 5. Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras. 6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia. |
Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG602 - Fruir e apreciar esteticamente diversas manifestações artísticas e cultura das locais às mundiais, assim como delas participar, de modo a aguçar continuamente a sensibilidade, a imaginação e a criatividade. |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências e análises de práticas corporais institucionalizadas: danças, ginásticas em geral, lutas; b) Vivências e análises de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade em atividades de investigação e fruição de obras artísticas de diferentes linguagens, épocas, lugares e matrizes culturais. Implica: mobilização de repertórios pessoais; abertura para experiências de fruição de diferentes propostas artísticas; análise dos contextos de produção, circulação e recepção de manifestações artísticas; significação das relações com a Arte nas formas de ver, sentir, imaginar, criar e de dar forma às experiências pessoais e coletivas. |
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Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG603 - Expressar-se e atuar em processos de criação autorais individuais e coletivos nas diferentes linguagens artísticas (artes visuais, audiovisual, dança, música e teatro) e nas intersecções entre elas, recorrendo a referências estéticas e culturais, conhecimentos de naturezas diversas (artísticos, históricos, sociais e políticos) e experiências individuais e coletivas. |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais institucionalizadas: danças, ginásticas em geral, lutas; b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade em atividades de expressão e criação, com experimentação das diferentes linguagens que a integram. Para a progressão curricular, o desenvolvimento dessa habilidade implica variar propostas que mobilizem: conhecimentos sobre as diferentes linguagens, seus recursos e materialidades; discussão de temas, conceitos, questões e formas que sejam significativas para os processos de criação; discussão e negociação de contextos de produção, circulação e recepção de produções; interfaces entre a autoria individual e a coletiva, com abertura e respeito pelas diferentes perspectivas e busca pela composição conjunta; e diálogos com outras realizações artísticas de repertórios das experiências estudantis de fruição e experimentação. |
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Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG604 - Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política e econômica e identificar o processo de construção histórica dessas práticas. |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais intitucionalizadas: danças, ginásticas em geral, lutas; b) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-intitucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade em propostas de investigação, pesquisa, experimentação de diferentes práticas artísticas e análise de seus contextos de produção, circulação e recepção. Esse desenvolvimento implica: mobilização de conhecimentos sobre as diferentes linguagens da Arte (artes visuais, dança, música, teatro), suas concepções, materialidades e processos em diferentes momentos históricos; investigações de como práticas artísticas confirmam, questionam ou inovam estéticas e estilos de época; e compreensão da dinamicidade da Arte, modos de produção, circulação e recepção, conforme a dinâmica social e as intencionalidades de seus atores. |
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Competência 7. Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva. |
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Competências Gerais |
Campos de Atuação Social |
Habilidades Específicas de Linguagens e Suas Tecnologias |
Objetos de Conhecimento |
Temas Contemporâneos Transversais |
1. Conhecimento; 2. Pensamento científico, crítico e criativo; 3. Repertório Cultural; 4. Comunicação; 5. Cultura Digital; 6. Trabalho e Projeto de vida; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado; 9. Empatia e cooperação; 10. Responsabilidade e cidadania. |
Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG701 - Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos. |
Educação Física A educação física contribui com essa habilidade ao desenvolver atividades utilizando as mídias e as ferramentas digitais nos processos de produção coletiva e ou individual. |
1. Meio ambiente: Educação Ambiental e Educação para o consumo. 2. Economia: Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal. 3. Saúde: Saúde, Educação Alimentar e Nutricional. 4. Cidadania e Civismo: Vida Familiar e Social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso. 5. Multiculturalismo: Diversidade Cultural, Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras. 6. Ciência e Tecnologia: Ciência e Tecnologia. |
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Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG702 Avaliar o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na formação do sujeito e em suas práticas sociais, para fazer uso crítico dessa mídia em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos em ambiente digital. |
EDUCAÇÃO FÍSICA Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: sexualidade, gênero, etnias, cuidado com o corpo, estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade por meio da problematização e da experimentação de usos, formas e alcances da tecnologia, nas diferentes práticas de linguagem de diferentes campos de atuação e na avaliação de como essas práticas impactam os processos de formação dos sujeitos contemporâneos. |
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Vida Pessoal Vida Pública Jornalístico e midiático Estudo e Pesquisa Artístico-literário |
EM13LGG703 Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais. |
EDUCAÇÃO FÍSICA a) Vivências, experimentação, reflexão, compreensão, discussão, análises e produção de conceitos de práticas corporais não-institucionalizadas como: atividades cênicas, atividades circenses, atividades recreativas, outras; b) Compreensão, análise, reflexão, discussão, produção de conceitos sobre tópicos emergentes como: estética, esporte e sociedade. A Educação Física contribui no desenvolvimento dessa habilidade por meio de práticas de linguagem, no âmbito de aulas ou de projetos da área, que impliquem processos de experimentação, criação e produção, em autoria colaborativa de textos ou atos de linguagem, com as diferentes linguagens e com a experimentação de tecnologias digitais. Esse desenvolvimento implica: conhecer e explorar as potencialidades das tecnologias para a criação de trabalhos coletivos e colaborativos, em práticas como: criação de enciclopédias colaborativas, dicionários de regionalismos, vídeo dança, jogos e aplicativos para práticas corporais. Ele pressupõe dimensões de criatividade, inovação, colaboração, ética e valores. |
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